
David Lanz - The Enchantment
"Έβγα έβγα Μαγισσάκι χτύπα χτύπα το ραβδάκιΤι ζουμπούλια και τι κρίνα Τι κι ετούτα τι κι εκείνα..."
Odysseas Elytis - Nena Venetsanou
"Tudo no amor é cheio de sentido. A força renovada deste coração tão maltratado pela vida, de onde sai então, o seu imenso caudal de amor?
É, pois, só pelo amor que crescem-nos rosas nos dedos e revelam-se os misterios; e no amor é tudo justo e preciso.
Acredita no corpo, e sendo assim, ensaia nele o perdurar, e faz que tudo perdure dignificando-o sempre com amorosa solicitude: assim vais dar vida."
(Tradução do poema "L'amor", de M. Martí i Pol)
Traducción de la letra de 'Onades' ('Olas'):
'Me gustaría tanto, poder mirar tu cuerpo, rompiendo reluciente, las aguas del estanque. Me gustaría tanto, acariciar tus cabellos y secar esta pie con mis labios tan secos. Son olas, secretos de amor que ahora te pertenecen. Envidio cada gota de agua que tú hayas plateado. Estoy celoso del sol si es él quien te ha deslumbrado. Que primaveras son las olas que tú haces, y yo el árbol sediento que te espera en la ribera.'
(Lluís Llach)
Isto é fado. Fado corrido, fado menor, fado Mouraria... É um exerto do filme 'Fados' do realizador espanhol Carlos Saura, que finalmente tive oportunidade de ver. Andava atrás deste filme há muito tempo; se calhar por três razões: uma porque gosto imensamente do fado (mesmo que eu não seja portuguesa), outra porque foi um filme muito polemizado cá em Portugal, e a terceira não a posso dizer :-).
Agora já percebo toda a polémica. Fiquei com pena de ver que este filme não mostra a realidade do Fado: o que foi o fado, o que é o fado, e o que vai ser o fado. E não vou falar dos artistas escolhidos para o mesmo: sem palavras... Fica aqui este exerto, um dos únicos que para mim valem a pena e que mostra a alma e a saudade do fado. Grandes Maria da Nazaré, Carminho, Ana Sofia Varela, Ricardo Ribeiro... Isto é fado!